Veja o Blog Balonismo da AirXtreme!



Balões de Ar Quente

Tudo sobre balonismo você encontra aqui!

O balão é a aeronave mais antiga do mundo!
Se encante com a magia do balonismo, saiba sobre os detalhes que necessita para voar de balão.

  • foto passeio de balao na capdocia
  • foto passeio de balao na turquia
  • foto passeio de balao nna franca
  • foto passeio de balao na suecia
  • foto passeio de balao na chapada dos veadeiros
  • foto passeio de balao nos estados unidos

O balão de ar quente é a aeronave mais antiga da história, o primeiro voo foi realizado em 1783 pelos irmãos Montgolfier em Paris, e desde então o balonismo vem sendo uma forma magica de encantar a todas faixas etárias possíveis com as mais impactantes formas de exploração.
No Brasil a atividade vem sendo explorada de várias formas desde a década de 80. Seja realizando um voo livre sobre as mais diversas paisagens ou com o voo cativo em eventos e produções, este veículo vem sendo uma ótima ferramenta seja para o uso em marketing ou nos passeios turísticos.

Se você quer fazer um voo livre, existem vários locais específicos onde isso pode ser realizado, em Boituva, cidade de São Paulo, se encontra várias empresas que realizam o voo turístico, em Torres no Rio Grande do Sul também se encontram varias opções de pacotes para realizar o passeio, em Goiás o balonismo turístico fica concentrado em Pirénopolis e em Alto Paraíso na chapada dos Veadeiros.

Mas já se você é uma empresa de publicidade ou propaganda e deseja realizar o Aéromarketing, a empresa AirXtreme Balonismo é a mais indicada com certeza! Nos realizamos voos cativos para eventos e alugamos balão de ar quente para todo o Brasil!


Solicite seu orçamento


Tipos de Passeio de Balão

foto voo cativo

Voo Cativo

Indicado para eventos de publicidade e propagandas como em shows, rodeios, feiras, confraternizações, corridas, ou eventos em Geral. É uma apresentação executada no local, onde se ancora com cabos, e nessa ação podemos realizar passeios com passageiros, atingindo uma altura de até 25 metros do chão.

foto voo livre

Voo Livre

Consiste no voo literal livre, sobrevoando determinada região, podendo ser em cidades ou campos ou até mesmo em eventos e festivais. O voo livre necessita de que as condições do relevo no local do voo sejam adequadas para o balonismo. No Brasil a cidade de Torres, Boítuva, Pirenópolis e Alto Paraíso são as mais indicadas para o voo livre.


Passeio de balão Turístico


Os passeios de balão podem ser realizados em varias cidades do Brasil, temos locais com atividades mais frequentes como no interior do estado de São Paulo temos Boituva, no interior de Goias temos o balonismo na chapada, no interior do Rio Grande do Sul temos voos em Torres, e dependendo da cidade podemos voar em qualquer local do Brasil. A duração têm em geralmente entre 45 min à 60 min e a direção do voo é determinada pelas correntes de vento, voando uma distância de até 30 KM que depende da velocidade do vento. As decolagens acontecem ao começo e no fim do dia, sempre respeitando os horários que não temos rajadas de vento forte para voarmos com segurança.

O voo poderá ser no balão de passageiro com um grupo formado, são geralmente balões com capacidade de 6 até 15 passageiros, e pessoas aleatórias fecham o grupo e fazem um voo mais econômico. O voo também pode ser exclusivo para 2 pessoas, onde é utilizado balões com capacidade para menos pessoas, esses são voos para casais ou para atividades onde se deseja mais privacidade na aeronave.

O voo sempre é inesquecível, sobrevoando a cidade ou os campos a baixa velocidade sem barulho de motores e a vista com 360° de cobertura, faz com que seja inesquecível a experiencia do passeio. Apesar de não ser a especialidade da nossa empresa, realmente recomendamos que esta seja uma das atividades que todos devem realizar pelo menos uma vez na vida!



Manual do Voo Livre de Balão

Horários - Os voos são realizados sempre ao amanhecer, ás 05:30h. No começo do dia, devido a temperaturas mais amenoas e ventos mais calmos, é o horário mais indicado para se realizar o passeio com a maior segurança possível.


Cancelamento - Sempre ao critério do Piloto, sendo que quando cancelado é agendada uma nova data, sem custos adicionais, caso aconteça despesas com locomoção e hospedagem não são reembolsáveis. Cancelamentos e remarcações só são aceitos pelas empresas com prazo especifico de antecedência.


Dicas - Recomendamos que você use roupas confortáveis, calças compridas e tênis ou botas. Importante levar óculos de sol e protetor solar. Geralmente não é permitido levar mochilas ou bolsas no balão, mas sim é permitidos aparelhos eletrônicos, em relação aos pertences pessoas as equipes sempre guardam em local seguro os pertences dos aventureiros.


Geral - Os pilotos do balão são habilitados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) como exploradores da aeronave. E a aeronave considerada pela ANAC experimental.




Balonismo Promocional


Foto Aéromarketing com Balão de ar Quente

O balão de ar quente é a mais inovadora ferramenta de marketing devido seu tamanho, com aproximadamente 30 metros de altura e estonteante beleza alem de seu gigantesco espaço para publicidade de mais de 300m². O balonismo é um esporte ecologicamente correto e devido sua praticidade de montagem, desmontagem e funcionamento se pode considerar como um outdoor voador. O Balonismo Promocional vem ganhando força e espaço a cada evento realizado. Impulsionado por grandes e renomadas empresas, agências de publicidade e pilotos, as ações promocionais com balões vêm tornando-se a opção ideal para marketing de grande impacto, que proporcionam aos envolvidos a maior visibilidade possível.


Manual do Voo Cativo de Balão

Em qualquer atividade com aeronave aerostática, toda ação depende exclusivamente das condições climáticas. É necessário ventos abaixo de 15km/h para a realização da atividades. Devido a este fator é recomendado atividades de balonismo promocional, no começo do dia e no final do dia, horário que as correntes de vento perdem sua força devido a temperatura.


Este fator depende exclusivamente da cidade da ação, existindo a possibilidade de voar durante qualquer horário do dia, desde que as correntes de vento possibilitem o voo. Recomendamos voos antes das 10h da manhã e após as 16h.


É necessário um espaço de no mínimo 25 x 25 Metros aberto, desimpedido de obstáculos(fiação elétrica, árvores…), para procedimento de ascensão da aeronave e execução do voo cativo. No voo cativo o voo vai até 25 metros de altura, dependendo proporcionalmente ao local escolhido.

Solicite seu orçamento


Equipamentos do Balonismo



Envelope

O que todo mundo chama de balão, na verdade é o envelope. O Envelope é a parte de pano, é feito de nylon ripstop com a parte de baixo feita de Nomex, um tecido especial resistente altas temperaturas, o menos material das roupas de bombeiro

Cesto

O cesto é a parte de "madeira", a nossa cabine. O cesto é feito de vimi junco trançado com uma estrutura em aço inoxidável e cabos de aço fazendo sua sustentação. Ele que abriga os passageiros e os cilindros de propano durante o voo

Maçarico

Maçarico ou Burnner, o queimador. É o coração ou motor do balão. A labareda de sua chama chega a 5 metros de altura, o que produz o calor necessário no interior do envelope para gerar a força necessária para a acenação da aeronave

Ventoinha

A ventoinha ou ventilador é um motor gerador de vento gigante que utilizamos para inflar a aeronave. Com ela inserimos o ar frio no começo da inflagem, e a partir desse ar frio utilizamos o maçarico para esquentar e começar a operação.


Competições e Festivais


Os festivais ou campeonatos são elaborados de forma bastante rigorosa e as aproximações levam em consideração a precisão dos pilotos em voo para avaliação da performance do competidor. Alvos são distribuídos em locais pre estabelecidos, e o Staff técnico determina qual alvos deve ser atingido de acordo com cada prova. Os vencedores são aqueles que ao final de cada prova obtém as melhores pontuações. O campeão é determinado pela somatória final acumulada no Campeonato. Segue a seguir alguns exemplos de provas:


Fly In

Nessa prova os competidores tem um alvo em comum determinado pelo juiz. Então tentam se aproximar ao máximo do alvo e a1quele que joga sua marca mais próxima ao alvo é o vencedor. A pontuação ocorre proporcionalmente decrescendo a partir da distancia desde o alvo.

Fly On

Também conhecida como continuação do voo, os competidores recebem o alvo indicado pelo juiz quando já estão voando. Apartar dai funciona como um Fly In, onde desconta pontos do competidor de acordo com a distancia que ele lança sua marca ao alvo.

Caça à Raposa

Nessa prova um balão decola antes de todos outros, então passado aprox. 20 minutos, os outros decolam também, dai o objetivo é aproximar ao máximo da aeronave que decolou antes de todo mundo. Quanto mais próximo ao balão raposa o piloto pousa, maior é sua pontuação.

Valsa de Hesitação

Nessa prova vários alvos são declarados pelo juiz, então os pilotos traçam sua rota de decolagem e de acordo com sua estrategia tenta atingir o máximo de alvos possíveis. Quantos mais alvos atingidos e quanto mais próximo maior é a pontuação do acomunada pelo piloto.


imagem alvos competicao de balonismo


Alguma duvida ou precisa de indicações?

Mande uma mensagem que te auxiliaremos!